sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

Edições Princeps\1

Livro: À Procura do Vento num Jardim d'Agosto , Alberto R. Pidwell Tavares, Editor, 1977
Autor: Al Berto


Princípio:

«viajar pela casa de paredes brancas. onde vive um prego enferrujado deambulo, agarrado ao corrimão de cobre subo as escadas. cego, quando teu nome se incedeia no vazio dos quartos sem mobiliário, sem corpos visíveis, sem fantasmas, todos de memória caiados.

lembras-te? ouvíamos o rumor dos pássaros nas palmeiras e pela janela quebrada, ao fundo do corredor, apercebíamos o mar. naquele recanto arrumávamos os sapatos, a roupa sobre a cadeira, longe da cama em desordem. as portas de madeira encerada, com nós retorcidos, claros olhos de felino cintilando na penumbra da tarde.

de quarto em quarto, perco-me para reencontrar o aroma de teu corpo ausente. no ar quente da casa a poeira forma suaves cortinas que me escondem dos espelhos. a luz esbranquiçada, quase comestível, alinhava rostos que viveram aqui, diluem-se junto aos umbrais assim que me aproximo deles.

vou tropeçando de degrau em degrau, de andar em andar, de subterrâneo em subterrâneo, abro e fecho portas, passam os anos. fecho os olhos, espio Tangerina deitada no chão, para morrer».

in O Medo/2005, p. 14

Final:

«/jardim de águas suspensas/ mágico asfalto canta noite adiante tua delinquência/ gemo ao possuir-me lentamente com este gume/ prateada nublosa de incenso/ larva de sangue/ miolo da escrita/ a cidade exala corpos queimados/ fogo por todos os lados/ fogo/ sou hoje o homem mais procurado do mundo/ THE MOST WANTED MAN/ nas cidades os corpos abrem-se ao lume/ ardem/ a noite arde/ os cabelos cresceram-lhe sobre os ossos e sua voz de medusa mal-amada ecoa na alba extreminadora/ sono ensaguentado/ goodbye silvercar goodbye goodbye/ ao volante da noite assustadora o homem mais sonâmbulo do mundo cobre-se de dor/ e de um incorruptível ouro incendiado/».

in O Medo/2005, p. 66