terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

O Anjo mudo

Livro: O Anjo Mudo, Lisboa: Contexto, 1993
Autor: Al Berto


Princípio:
«Um dia li num livro: "Viajar cura a melancolia".

Creio que, na altura, acreditei no que lia. Estava doente, tinha quinze anos. Não me lembro da doença que me levara à cama, recordo apenas a impressão que me causara, então, o que acabara de ler.
Os anos passaram - como se apagam as estrelas cadentes - e, ainda hoje, não sei se viajar cura a melancolia. No entanto, persiste em mim aquela estranha impressão de que lera uma predestinação».
Página 9

Final:
«O mar evade-se de minha orelha, e teu olhar cabisbaixo, teu olhar plúmbeo dalgum céu de viagem, ainda rebenta sem piedade meus abcessos.
E derramo-me e torno-me lodaçal. Onde a noite vem azular os fogos-fátuos, língua de lume velando a minha passagem».
Página 111